Escola Familia Agricola

Nossa história

As EFAS tiveram origem na França em 1935 com a iniciativa de um padre católico, conhecendo a realidade de jovens rurais inconformados com o sistema de ensino e os rumos da educação. A partir desse momento o projeto que começou com o nome de casas familiares rurais (CEFFAS), mais tarde espalhou-se para outros territórios da França, Itália, Alemanha, Estados Unidos (mundo). Chegou ao Brasil em 1969 em Anchieta no Espírito Santo e espalhou por todo território nacional: nordeste, sul, centro-oeste, norte e sudeste.

Em Minas Gerais chegou em 1992, hoje temos 22 escolas em todas as regiões, na Zona da Mata temos: Araponga, Ervália, Sem Peixe, Acaiaca e Jequeri.

Nasceu do anseio de uma família que possuía uma fazenda no local que hoje é a EFAJ. Quando os herdeiros da fazenda estavam no leito de morte, lavraram um documento doando as terras e benfeitorias ao estado, e pedindo que transformassem a estrutura em algo que pudesse servir a fins educacionais. A EFAJ foi criada com o intuito de oferecer uma educação diferenciada baseada nos princípios da agroecologia, associativismo, desenvolvimento do meio, e economia solidaria, priorizando, no seu processo seletivo jovens do campo que tenham identificação com os princípios da EFAJ. 

A mesma não tem nenhuma distinção de raça, cor, credo religiosa, etc. As instalações são adequadas para receber meninos e meninas, pois tem o mesmo número de monitores e monitoras, alojamento masculino e feminino. Os estudantes estudam integral e todas as atividades no período enquanto estão na EFA são planejadas e acompanhadas pela equipe de monitores, que são graduados nas diversas áreas: Ciências exatas, sociais, letras, técnicos em agropecuária e graduandos em ciências agrárias e da natureza.

Faça sua Pré-Matrícula para novas turmas